Blog

O ProsperaERP é um software de Gestão e Controle que automatiza diversas ações de que você precisa para monitorar e organizar o seu Negócio.

Veja como cobrar clientes inadimplentes!

Postado em

A cada crise econômica ou toda vez que a inflação aumenta, a taxa de inadimplência aumenta , então, já que não podemos escapar da inadimplência, que caminho devemos tomar? Delinear estratégias para lidar melhor com isso e como cobrar clientes inadimplentes será apresentado neste artigo.

Embora todos esses motivos e suas consequências possam ser compreendidos por todos nós, é impossível para um empresário pagar as contas do negócio sozinho se não receber os pagamentos dos clientes em dia.

Como acabar com a inadimplência?

Além de saber cobrar clientes inadimplentes, é importante ir à raiz da situação e desenvolver estratégias para acabar com a inadimplência. Claro que zerar atrasos e falta de pagamentos  é impossível, mas pode ser drasticamente reduzido.

Basta criar um plano de ação com esse objetivo e executá-lo da maneira correta.

Para te ajudar com isso, separamos as dicas que você vê abaixo:

1. Controlar as datas de pagamento

Para saber se um cliente entra em inadimplência, você precisa saber a data de validade dos seus recebíveis, certo? Portanto, você deve ter controle total sobre as datas de compra, datas de vencimento, nomes de clientes e dados gerais em um sistema de gestão empresarial ou planilha. Assim, você pode acionar lembretes para notificá-lo quando cada conta vencer.

controlar datas de pagamento

2. Selecione uma data para verificar atrasos

Um truque que também pode ser eficaz no controle da inadimplência é ter um dia específico do mês ou até mesmo uma semana para verificar quais clientes estão inadimplentes nesse período. Portanto, você pode dividir essa tarefa e reduzir a quantidade de trabalho ao cobrar clientes inadimplentes porque está fazendo esse trabalho em uma divisão.

3. Aceite mais métodos de pagamento

O consumidor brasileiro não vive só de pagar contas em forma de boleto. Hoje, quase todo brasileiro tem mais de uma forma de pagamento. Especialmente depois da popularidade dos cartões de crédito e do PIX (acesse também: Pix: a nova solução para pagamentos instantâneos). À medida que você aceita mais métodos de pagamento, suas chances de inadimplência diminuem.

Aceite mais métodos de treinamento

 

4. Notificações por mensagens instantâneas

Manter contato com seus clientes por meio de mensagens instantâneas como via e-mail e WhatsApp é comum nos dias de hoje. Na verdade, as coisas mudaram muito nos últimos anos, e muitos empreendedores atualmente preferem fazer todas as suas vendas pelo WhatsApp. Portanto, se seus clientes permitirem que você seja contatado dessa maneira, envie uma mensagem pouco antes do vencimento das faturas. Veja também Régua de Cobrança!

Notificações de mensagens instantâneas

5. Recompense com premiações os clientes que pagam em dia

Isso incentiva o cliente a verificar a data de vencimento de cada fatura, pois está interessado nos benefícios que sua loja oferece. O prêmio pode ser o que você escolher: desde um desconto em um novo produto, um desconto na própria mensalidade ou até os mais diversos brindes.

6. Alie métodos estratégicos

Como dito no início deste artigo, você pode e deve usar sua criatividade para criar estratégias de cobrar um cliente inadimplente. Aqui, a dica é: como você pode combinar duas estratégias benéficas para sua empresa?

Você deve conhecer os benefícios da queima de estoque, não é? Faz com que aquela mercadoria que não se tem mais esperança, saia do estoque. Então, ofereça descontos imperdíveis nesses produtos apenas para clientes que pagam suas faturas em dia.

7. Oportunize uma negociação

Como mencionado acima, ninguém gosta de estar em inadimplência. Muitas vezes, um cliente atrasa sua fatura devido a dificuldades econômicas de última hora, problemas financeiros ou até mesmo de saúde. Nós nunca sabemos o que está acontecendo na vida um do outro!

Por isso, sempre ofereça aos clientes uma forma de negociar com sua empresa o pagamento das faturas vencidas. Além de evitar suas perdas, isso também fideliza o cliente, pela abordagem amigável.

8. Antecipe seus recebíveis

Em caso de aperto econômico, o empresário também tem como antecipar os valores que têm para receber. Pelo menos quando o cliente paga pelo item com cartão de crédito. Claro que, para isso, você costuma pagar alguns juros, mas vale lembrar que essa estratégia é apenas para emergências.

 

faça um teste grátis

Posts Relacionados

Talvez você goste de alguns destes também.

85% das Empresas Buscam Simplificar Sua Contabilidade

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Contadores (Abaco) em 2022, com 1.500 empresas, e outra pesquisa realizada pela PwC em 2022, com mais de 1.000 empresas brasileiras, revelaram que 85% das empresas gostariam de simplificar sua contabilidade.

Leia Mais

Fim do suporte ao Internet Explorer (IE), o que fazer?

Usuários do Internet Explorer, principalmente, os que precisam acessar serviços do governo, devem se preocupar com o fim do suporte do IE (Internet Explorer), agendado para 15/06/2022? Veja neste artigo como aderir ao Microsoft Edge como a solução única recomendada pela Microsoft.
Leia Mais

Veja como cobrar clientes inadimplentes!

A cada crise econômica ou toda vez que a inflação aumenta, a taxa de inadimplência aumenta , então, já que não podemos escapar da inadimplência, que caminho devemos tomar? Delinear estratégias para lidar melhor com isso e como cobrar clientes inadimplentes será apresentado neste artigo.
Leia Mais