A rejeição 220 ocorre na tentativa de cancelar uma nota fiscal e o prazo de cancelamento (em horas) entre a data/hora de emissão e a data/hora atual supera o definido pela norma. O prazo deve ser observado para que se possa gerenciar corretamente as demandas de emissões de notas fiscais.
Mensagem de erro apresentada
Ao tentar cancelar uma nota fiscal em um determinado período depois da sua autorização será apresentada a mensagem de erro de rejeição
Validação da mensagem de rejeição conforme manual do contribuinte
Causa da rejeição 220
A recusa no envio do cancelamento segue os limites dos prazos de cancelamento estabelecidos pelos estado de origem da emissão. Os prazos variam de 24 horas (01 dia), como é hoje na maioria dos estados, até 168 horas (07 dias) como é o caso do Rio Grande do Sul.
Solução
Verifique com a sua contabilidade as condições no seu estado de origem e prazos para o cancelamento extemporâneo, ou seja, que ocorre fora do tempo pré-determinado.
Consulte na secretaria da fazenda do estado de origem qual é o prazo para cancelamento permitido.
Emita uma nota fiscal de devolução e referencie a nota que não pode ser cancelada, desta forma os lançamentos fiscais serão anulados.
Se o problema na nota fiscal estiver em erros de digitação dos lançamentos dos nomes dos produtos, do transportador ou fornecedor, então pode ser emitida uma Carta de Correção (CCe).
O pagamento por cartão de crédito pode ser ofertado em opções nas quais o vendedor busca vendas sem complicações com cobranças. Veja neste artigo as opções de como criar pagamentos com cartão de crédito.