Blog

O ProsperaERP é um software de Gestão e Controle que automatiza diversas ações de que você precisa para monitorar e organizar o seu Negócio.

Código de barras: Tudo que você precisa saber para utilizá-lo em seu negócio

Postado em

Você possui ou administra uma empresa? Em suas atividades já utiliza o código de barras? Atualmente uma grande quantidade de empresas não trabalha com a utilização do código de barras.

Alguns gestores chegam mesmo a imaginar que esse sistema é útil somente para o grupo dos varejistas. Isso certamente é um grande engano.

O código de barra é, de fato, um grande aliado para quem trabalha com comércio, e deve também ser utilizado naquelas empresas voltadas para a produção, nas que se dedicam a distribuição até chegar aos varejistas.

Na era em alta da informática e do uso da internet, utilizar o código de barras em várias operações da sua empresa é certamente um bom e ótimo negócio.

É sobre isso que falaremos neste artigo. Nossa intenção é transmitir tudo o que você precisa saber para utilizar o código de barras em sua empresa.

Como o código de barra pode ser útil na sua empresa?

Para responder esta pergunta, o ideal é que tratemos a questão dividindo a explicação por atividades da empresa. Então, de uma forma bem direta e didática, estas são as razões pelas quais você deve utilizar o código de barra em sua empresa.

Na fabricação dos produtos

Insumos: Antes de iniciar o processo de produção, é interessante que os insumos já estejam devidamente registrados e classificados. Esse trabalho é totalmente possível com ganho de tempo a partir da utilização do código de barras.

Logística: Em toda a cadeia de produção existem diversos itens. Após o beneficiamento, é hora de expedir a mercadoria e rastreá-la.

Com o código de barras você consegue identificar facilmente o item na cadeia de produção. Além disso, a expedição é beneficiada com a rapidez, a eficiência e a racionalidade do processo. Se já não bastasse, as mercadorias também são rapidamente rastreadas.

Relação fornecedores x distribuidores x comerciantes : A implantação do código de barras no processo produtivo pode qualificar ainda mais a relação dentro de toda a cadeia de produção: Haverá maior racionalidade na relação fornecedores x distribuidores x comerciantes .

Na distribuição e no transporte dos produtos

Automação: Com a automação, o processo de distribuição e transporte de mercadorias é concretizado pela utilização do código de barras, e gera diversos benefícios a empresa, a saber alguns:

– o fluxo desde a solicitação até a distribuição é positivamente impactado visto que é possível localizar através de códigos individuais cada produto;
– é possível organizar de forma satisfatória os centros de distribuição através de um controle e identificação de produtos que entram e saem;
– o controle de estoque também é beneficiado, uma vez que é possível classificar cada produto pelo prazo de validade. Isso implica em despachar primeiramente aqueles que estão perto do vencimento;
– é possível ainda identificar através do código de barra os produtos que carecem de armazenamento especial.

Na comercialização dos produtos

Controle de estoque: No comércio também existe um rígido controle de estoque, que inclui a quantidade de produtos expostos nas prateleiras, o prazo de validade, se são itens perecíveis ou não, as dimensões do produto, entre muitos outros.

Com a implantação do código de barras, os gestores conseguem facilmente identificar se as prateleiras estão com baixas quantidades de produtos, bem como o prazo de validade deles.

Além disso, haverá agilidade na operação de cadastro de produtos e de emissão de nota fiscal, e até mesmo no momento da venda ao dispensar a necessidade de inserir números e outras informações manualmente no computador.

Mas como é o funcionamento do código de barras?

São bem conhecidos por todo o público os tradicionais códigos de barras que vêm estampados nas embalagens de produtos e em boletos bancários, por exemplo. Mas a utilização do código de barras vão além dessas utilizações.

O código de barras é uma espécie de identificação de um produto ou mercadoria. Seu padrão é o GS1, e que é exposto com a seguinte grafia: 13 números + representação gráfica de barras.

Com a utilização de um leitor, também chamado de scanner, é possível descobrir todas as informações que estão armazenadas para aquele determinado produto ou mercadoria.

Dessa forma, o maior benefício da utilização do código de barras é, ao obter essas informações, criar um sistema de organização e controle que se estende aos diversos setores de sua empresa, como bem listados e explicados nos itens anteriores desse artigo.

E como você pode implantar o sistema de código de barras em sua empresa?

Se você está interessado em implantar o sistema de código de barras em sua empresa, a informação prioritária neste momento é saber que existe uma padronização mundial de códigos de barras, que é a GS1.

Na sequência, é atender as questões estabelecidas pelo Número Global de Item Comercial, o GTIN. Atendido as especificações, o código de barras será devidamente gerado.

Para chegar a este ponto, é necessário um pequeno investimento: Inicialmente paga-se cerca de R$ 449,00 a título de taxa de inscrição, e uma anuidade a ser calculada de acordo com o faturamento.

Como gerar, imprimir e ler o código de barras?

Para a geração e a impressão do código de barras, existem ao seu dispor três opções: A primeira, é a partir da aquisição de um software voltado para impressão de etiqueta ou de embalagem. A segunda opção, é contratar uma empresa especializada nesse trabalho.

Por último, você poderá imprimir etiquetas naquelas impressoras comuns. Mas antes, deve utilizar o Cadastro Nacional de Produtos, o CNP.

Para ler o código de barras, não é toda empresa que necessita realizar essa atividade. No entanto, é bastante comum nas operações de vendas a varejo. Para este caso, é necessário ter um sistema de leitores ópticos.

Esses leitores são os chamados scanners, e estão no mercado à venda por preços variados. Uma pesquisa antecipada sobre os tipos e valores desses equipamentos se faz necessária. A escolha poderá ser feita mediante as suas necessidades.

Quem utiliza a tecnologia de código de barras, possui um diferencial

Atualmente no mercado altamente competitivo e tecnológico, a utilização de código de barras nas mais diversas atividades da empresa certamente é um diferencial em relação a outros negócios.

Esteja atento para que esse sistema realmente funcione de forma satisfatória, toda empresa precisa estar em consonância, isso significa que os setores podem existir mas precisam estar conectados uns aos outros.


Posts Relacionados

Talvez você goste de alguns destes também.

85% das Empresas Buscam Simplificar Sua Contabilidade

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Contadores (Abaco) em 2022, com 1.500 empresas, e outra pesquisa realizada pela PwC em 2022, com mais de 1.000 empresas brasileiras, revelaram que 85% das empresas gostariam de simplificar sua contabilidade.

Leia Mais

Fim do suporte ao Internet Explorer (IE), o que fazer?

Usuários do Internet Explorer, principalmente, os que precisam acessar serviços do governo, devem se preocupar com o fim do suporte do IE (Internet Explorer), agendado para 15/06/2022? Veja neste artigo como aderir ao Microsoft Edge como a solução única recomendada pela Microsoft.
Leia Mais

Veja como cobrar clientes inadimplentes!

A cada crise econômica ou toda vez que a inflação aumenta, a taxa de inadimplência aumenta , então, já que não podemos escapar da inadimplência, que caminho devemos tomar? Delinear estratégias para lidar melhor com isso e como cobrar clientes inadimplentes será apresentado neste artigo.
Leia Mais